segunda-feira, 15 de novembro de 2010

É preciso acordar

É preciso acordar! É preciso ter-se consciência disto e agir enquanto há tempo! Só o homem pode se salvar. Tudo depende exclusivamente de todos nós. É nossa vida, nosso mundo e nossa existência que está em jogo. É preciso aprender a "parar", com tudo que este "parar" implica. É preciso aprender a "ser" e não apenas "ter" e é exatamente nisto que reside toda nossa dificuldade; "Ser"!

Na realidade o mundo não é outra coisa senão que o reflexo daquilo que somos internamente. Se o mundo está mal é porque não estamos bem internamente. Se o mundo está violento, é porque somos violentos e beligerantes internamente, quando não muito em potencial. Se é desigual, é porque somos desiguais internamente, não temos amor e nem respeitamos o nosso próximo. Se o mundo é faminto, é porque somos gananciosos e insaciáveis internamente.

"O mundo é o que é porque é um reflexo daquilo que somos internamente!"

E o que somos internamente?!... Que cada um reflita profundamente sobre isto e procure encontrar seu lugar no universo em que se está!

Reverter esta situação só é possível se nos colocarmos em uma atitude interior de reconhecimento de nossa verdadeira realidade e querermos sincera e lealmente renovar, aprender, reeducar-nos e renascer de forma justa e correta.

Não estamos sozinhos neste universo extraordinário. Nem tampouco estamos sozinho neste pequeno e belo "planeta azul", nosso lar cósmico. Ao nosso lado está nosso próximo e toda a criação, que partilham conosco o mesmo planeta e eles, como nós mesmos, se alimentam das mesmas coisas de que nos alimentamos, respiram o mesmo ar que respiramos e habitam o mesmo mundo que habitamos. Nossas necessidades, nossos anseios e desejos de paz e felicidades são os mesmos.

Todos nos almejamos a paz, a harmonia e o equilíbrio que transcende a toda compreensão. Porém isto depende e é da responsabilidade de cada ser humano na face da Terra. Se compreendermos que não é o mundo em que vivemos que vai mal, mas sim nós que não estamos bem, temos a possibilidade e a oportunidade de nos transmutarmos em seres humanos melhores do que somos atualmente, e se assim fizermos, transformaremos nosso mundo, nosso lar cósmico, em um mundo harmonioso, equilibrado e cheio de paz.

Para começar é preciso que se compreenda definitivamente que há uma inteligência maior do que a nossa pequena e insignificante inteligência humana, e esta inteligência está presente em todo o Universo no qual vivemos, nos movemos e temos o nosso ser. Não importa o nome que se dê a esta inteligênica, pois o nome jamais representa aquilo que é. O nome é apenas um rótulo. Essa inteligência maior simplesmente "É" e "Está" em tudo e todas as coisas. É Deus, o Absoluto, ou o Grande Espírito Criador de tudo e de todas as coisas.

Renovar-se, reaprender, reeducar-se e renascer, este é o objetivo do trabalho do ser humano sobre si mesmo. E o objetivo deste trabalho é a transmutação  dos pensamentos, das emoções e sentimentos negativos, que geram estados sensoriais interiores também negativos que podemos desenvolver, se quisermos realmente regenerarmos.

Trecho do Livro: O Despertar da Consciência Interior, paginas 103, 104, de autoria de Durval Teixeira (Sinuhê Elihú).

2 comentários:

  1. Esse trecho é do seu livro? Gostei muito!
    Penso que o homem deveria sempre se perguntar: “o que faria se pudesse viver novamente”; se a resposta fosse “viveria tudo que vivi porque sou feliz como estou”, é porque está caminhando na estrada correta.

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    Gostaria de lhe convidar para que comentasse o meu Lobato e O Rato. Ok?
    http://jefhcardoso.blogspot.com
    de blog em blog.

    ResponderExcluir
  2. A felicidade reside na possibilidade de dispor de energia o suficiente para voltar atráz e estender a mão em auxílio áquele irmão que ficou para tráz

    ResponderExcluir